quarta-feira, 21 de outubro de 2015

abbaye d'Hautecombe

No início do século XII monges beneditinos se instalaram ao nordeste do lago do Bourget na montanha de Cessens. Com a passagem pelo local de Saint-Bernard de Clairvaux, se tornaram cistercienses e desceram em direção ao lago onde fundaram a abadia de Hautecombe. Muito ligada à Idade Média mas com  seus monges mais preocupados em enriquecer do que em velar pela abadia, ela acabou em ruínas. Durante a revolução francesa  o que restou da abadia foi pilhado e posteriormente abandonado.
Sua restauração se deveu ao rei do Piemonte e da Sardenha, Charles Félix. Além de reformá-la, a transformou em necrópole da casa de Savoie. O último rei da Itália, Humberto II de Savoie, está enterrado ali na capela dos Príncipes.
De estilo gótico, o interior da capela oferece ao visitante uma profusão de pinturas, baixos relevos, afrescos e estátuas.

Intérieur de l'abbaye d'Hautecombe © Savoie Mont Blanc / Lansard















Hautecombe encanta principalmente por sua localização.
Às margens do lago do Bourget, cercada de verde por todos os lados, passear à sua volta nos proporciona momentos de paz e calma interior.       








Ao nos aproximarmos da borda do lago, uma construção nos chama a atenção, é a "grange batelière".
No piso inferior, graças a grandes arcadas, barcos podiam acostar, trazendo mercadorias e colheitas que provinham da outra margem do lago.
Na parte interna da construção, prateleiras serviam de depósito de grãos e de farinha que abasteciam os monges que viviam neste lugar ermo, cortados do mundo.






terça-feira, 20 de outubro de 2015

les fromages d'Alain Michel


Alain Michel lida com queijos desde a mais tenra infância, como se diz em francês : "il est tombé dans le pot de lait tout petit". Este mestre "fromager affineur" representa a quarta geração de uma família que sempre trabalhou com laticínios.
Num lugar encantado, as caves do Castelo de Annecy, ao abrigo do sol, numa temperatura de 14º e uma umidade de 98%, os queijos amadurecem sob o olhar atento do affineur. Um bom queijo é principalmente o queijo na maturação exata. Nós acompanhamos nossos queijos de 15 dias a 6 meses até que  revelem o sabor e o perfume exato de suas origens afirma Michel.
Esta visita deve ser agendada com antecedência e é um momento especial numa visita a Annecy.
Alain Michel pessoalmente nos acompanhou, explicando seu trabalho, nos mostrando as diferentes Tommes, os especialíssimos Beaufort, segundo o queijeiro o "roi des fromages",  que pesa 40 kg e tem uma forma abaulada, pois, por ser feito na montanha descia em "lombo de burro" e para ser mais fácilmente amarrado, tomou esta forma.
Depois de todas as explicaçãoes chega o momento mais esperado, uma degustação acompanhada de um delicioso vinho local.

















CRÈMERIE
DU LAC
3, rue du Lac
ANNECY
T. 04 50 45 19 31
mardi - samedi :
7h30 - 12h15 et 15h00 - 19h15
lelac@cremeriedulac.com
CRÈMERIE
du Parc
2, rue Centrale
ANNECY-LE-VIEUX
T. 04 50 23 51 56
mardi - samedi :
8h00 - 12h15 • 15h00 - 19h15
dimanche : 9h00 - 12h15
leparc@cremeriedulac.com
CRÈMERIE
des Charmilles
Espace des charmilles
205, route d'Annecy
PRINGY
T. 04 50 09 03 60
mardi - samedi :
8h30 - 12h15 • 15h00 - 19h15
dimanche : 8h30 - 12h15
lescharmilles@cremeriedulac.com
CRÈMERIE
des Aravis
Résidence du Centre
6 Place du Petit Casino
LA CLUSAZ
T. 04 50 02 60 93
lesaravis@cremeriedulac.com

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

musée de l'homme


Fondé en 1938, le musée de l'Homme s'est métamorphosé pour proposer des parcours et expériences interactives. 


O Musée de l'Homme reabriu suas portas sábado 17 de outubro 2015 depois de 6 anos e meio de obras. Fundado em 1938, este laboratório da humanidade é novamente entregue ao público inteiramente repensado. Se exteriormente as mudanças não são percebidas, no seu interior tudo mudou. A história do Homem de suas origens até os dias de hoje, é contada numa galeria de 2.500 m2. Uma sala de tesouros, um planisfério onde se poderão ouvir 7.000 línguas faladas por 7 milhões de seres humanos, a interatividade estará em tudo, poderemos apertar a mão de um homem de Neandertal, nos filmarmos como se fôssemos um homem das cavernas, sentir o cheiro de uma fogueira pré-histórica, sentarmos num carro do rally Paris-Dakar para apreciarmos a paisagem. Todo o tipo de experiências sensoriais para descobrirmos a humanidade sob todas as suas formas.

Musée de l'Homme. 17, place du Trocadéro 75016 Paris.

www.museedelhomme.fr.

Ouvert au public tous les jours sauf le mardi, de 10h à 18h, nocturne le mercredi jusqu'à 21h.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Chanel et Aubazine


Dos 12 aos 18 anos, Gabrielle Chanel, orfã de mãe, viveu na Abadia cisterciense de Aubazine, na Corrèze.
O ambiente monástico de Aubazine marcou seu gosto para todo o sempre.
Para uma menina de 12 anos que acabava de perder a mãe e fora ali deixada pelo pai com suas duas irmãs o choque foi enorme. Chanel durante toda sua vida jamais pronunciou a palavra "orfanato" tal a tristeza que esta palavra lhe provocava.
No entanto, por mais que ela mentisse, reinventasse, fantasiasse sua vida, foram os anos em Aubazine que a marcaram para sempre e que foram determinantes para que ela criasse seu estilo único que ia revolucionar a moda do seu tempo.

 

Dos vitrais de Aubazine ela se inpirou para o logo de sua marca.Os dois C entrelaçados.




Veja este filme que em rápidas pinceladas nos conta a vida desta grande mulher.
















quarta-feira, 14 de outubro de 2015

atelier Vivanda

Para os apaixonados por carne aqui vai uma grande dica. Um dos melhores custo-benefício do 6 ème, o Atelier Vivanda, me surprendeu positivamente.
Muitíssimo bem situado no trecho elegante da rue du Cherche-Midi, este mini-bistrôt moderno tem tudo para agradar. Serviço simpático, decoração "clean" e, apesar das mesas coladas, como todas são redondas ( reproduzem a tábua de trabalho do açougueiro com duas fendas para as facas) não se fica tão junto assim.
Agora o mais importante, carnes de primeiríssima, black angus, com acompanhamento de 3 tipos de batata  (dauphines, darphin, sautées...) e mais uma salada, a preços super razoáveis. Entradas e sobremesas deliciosas.
Parabéns ao chef estrelado Akrame que soube oferecer a preços "abordables" uma cozinha de primeira.
Formules a 35 euros no almoço e 45 euros no jantar.
Além da rue du Cherche Midi outro endereço no Marais e mais recentemente um terceiro em Hong Kong. Akrame Benallal, tem também seu gastronômico 2 macarrons na rue Lauriston em Paris. Reserva obrigatória pois está sempre " bondé".


                                            20 Rue du Cherche Midi, 75006 Paris, France


                                                                     +(33) 0145445044