quarta-feira, 21 de outubro de 2015

abbaye d'Hautecombe

No início do século XII monges beneditinos se instalaram ao nordeste do lago do Bourget na montanha de Cessens. Com a passagem pelo local de Saint-Bernard de Clairvaux, se tornaram cistercienses e desceram em direção ao lago onde fundaram a abadia de Hautecombe. Muito ligada à Idade Média mas com  seus monges mais preocupados em enriquecer do que em velar pela abadia, ela acabou em ruínas. Durante a revolução francesa  o que restou da abadia foi pilhado e posteriormente abandonado.
Sua restauração se deveu ao rei do Piemonte e da Sardenha, Charles Félix. Além de reformá-la, a transformou em necrópole da casa de Savoie. O último rei da Itália, Humberto II de Savoie, está enterrado ali na capela dos Príncipes.
De estilo gótico, o interior da capela oferece ao visitante uma profusão de pinturas, baixos relevos, afrescos e estátuas.

Intérieur de l'abbaye d'Hautecombe © Savoie Mont Blanc / Lansard















Hautecombe encanta principalmente por sua localização.
Às margens do lago do Bourget, cercada de verde por todos os lados, passear à sua volta nos proporciona momentos de paz e calma interior.       








Ao nos aproximarmos da borda do lago, uma construção nos chama a atenção, é a "grange batelière".
No piso inferior, graças a grandes arcadas, barcos podiam acostar, trazendo mercadorias e colheitas que provinham da outra margem do lago.
Na parte interna da construção, prateleiras serviam de depósito de grãos e de farinha que abasteciam os monges que viviam neste lugar ermo, cortados do mundo.






Um comentário:

Unknown disse...

Lindo! Por favor, mostre em um mapa onde fica localizada esta abadia, obrigada.