A côte D'Or é um dos 4 departamentos em que se divide a Bourgogne.
Saulieu é uma das cidades deste departamento, talvez não a mais bonita, nem a mais importante, mas se você quer explorar esta região, este é um excelente ponto de partida. Cidade gastronômica e capital do pinheiro de Natal, Saulieu é também a terra natal de Pompon, escultor, aluno de Rodin e célebre por suas esculturas de animais.
Cidade-etapa na estrada que liga Paris a Lyon, Saulieu sempre foi um eixo importante, uma parada obrigatória da Route Nationale 6.
Mme de Sévigné tendo parado ali em 26 de agosto de 1677, dizia em carta a sua filha, ter se embriagado pela primeira vez, no decorrer de um almoço inesquecível.
Grandes chefs estrelados fizeram de Saulieu um reduto gastronômico:
Alexandre Dumaine, Bernard Loiseau e, com a morte deste Patrick Bernard.
Se optar por se hospedar nesta cidade, a Tour d'Auxois é uma opção simples mas bastante agradável e bem situada.
Se preferir um Relais et Châteaux, o Relais Bernard Loiseau é impecável com seu restaurante que em 2012 recuperou as 3 estrelas do guia Michelin.
Triste história deste chef que em 2003 se suicidou após ter recebido uma nota aquém do esperado no guia Gault et Millau.
Na cidade pode-se visitar também o museu Pompon, com seus simpáticos animais que também estão espalhados por toda cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário