segunda-feira, 24 de março de 2014

un meuble royal pour Versailles....

Um novo e belo móvel chegou há poucos dias a Versailles. A abertura de uma grande caixa que continha o presente foi muito comemorada.  
Uma comoda única no mundo, avaliada em 40 milhões de euros, doada pela fundação Safra a Versailles.
Tendo pertencido a Luis XV, este objeto raro de mármore e laca japonesa marca o início de uma campanha de Versailles de  re mobiliar pouco a pouco suas 1200 salas.
Confeccionada em 1744 por Antoine-Robert Gaudreaus, "ébéniste" real, para o quarto de Luis XV no castelo de Choisy-le-Roi, ela foi feita com as laterais de um biombo de laca preta, presente do rei do Sião para Luis XIV. Esta curiosa mistura de laca preta, bronze dourado e mármore, foi depois transferida para Saint-Cloud, onde enfeitou o quarto de Mme Elisabeth, irmã de Luis XVI e, posteriormente, os aposentos de Maria Antonieta.
Após a revolução esta peça esteve desaparecida por 200 anos, reaparecendo em 1987, em Veneza. Comprada por Edmond e Lilly Safra voltou à França, com a garantia que seria doada a Versailles.




La Fondation Edmond Safra a fait don au château de Versailles de cette commode en laque noire, bronze doré et marbre, ayant appartenu à Louis XV.

Nenhum comentário: