terça-feira, 25 de março de 2014

une histoire de gaufre

O que teriam em comum, de Gaulle, Marguerite Yourcenar, Churchill, Dany Boom, Martine Aubry ?
Uma paixão, a mais prosaica das paixões, o amor pelas gaufres. Não qualquer gaufre, mas a única, a inimitável, a que é elaborada em Lille.


A receita deste delicioso doce é guardada a 7 chaves num caderninho "moleskine" e permanece a mesma desde a época em que foi criada. A "maison" Meert fundada em 1791 em Lille, foi comprada em 1849 por um certo Monsieur Meert, que passou a fabricar uma gaufre recheada de açúcar, manteiga e baunilha de Madagascar. O sucesso foi imediato e Meert se tornou fornecedor titular de Leopoldo I, rei da Bélgica.
O general de Gaulle, filho ilustre de Lille, era tão apaixonado por esta "friandise" que mandava com frequência seu motorista a Lille para abastecer o palácio de l'Élysée das famosas gaufres.
Hoje já é possível comprá-las em Paris, pois 2 lojas Meert foram abertas recentemente, mas uma visita à matriz é imprescindível. A loja concebida pelo arquiteto Charles Bevignat, pelo pintor Charles Stalars e pelo escultor Félix Huidiez, remete a um ambiente entre Harry Potter e Walt Disney.
Situada na rue Esquermoise, a belíssima loja  de mármore avermelhado atrai intelectuais, artistas, políticos que alí vem satisfazer o pecado da gula.












Meert
27, rue Esquermoise, 59000 Lille

Meert 
16, rue Elzévir, 75003 Paris

Meert 
3, rue Jacques-Callot, 75006 Paris





Nenhum comentário: