terça-feira, 3 de junho de 2014

capitale de l'Aquitaine, Bordeaux



Capital mundial do vinho e da arte de viver "à la française", Bordeaux surpreende pela beleza de seus edifícios do século XVIII, pela remodelação exemplar de seu cais, pela qualidade de seus vinhos e por sua gastronomia.
O charme desta cidade está no contraste entre o antigo e o novo. Passear por seu centro histórico a partir do Grand Théatre (ópera nacional de Bordeaux), descer até a Esplanade des Quinconces, a maior praça da Europa com 12 hectares, flanar ao longo da Garonne, chegar até a Place de la Bourse com seu mavilhoso " miroir d'eau", maior espelho d'água do mundo. Esta fonte mágica, criada por Jean Marc Lorca, funciona diáriamente de 10:00 às 22:00 com o seguinte ciclo:
3 minutos enchendo, 15 minutos de efeito de espelho, 5 minutos esvaziando e 3 minutos de efeito de neblina. É o paraíso das crianças.
A famosa ponte de pedra ou Pont Napoleon, primeira ponte a atravessar a Garonne ligando os dois lados da cidade com seus 17 arcos, mesmo número de letras do nome de Napoleão Bonaparte seu idealizador.
Na sua frente se ergue a imponente Porte de Bourgogne, um verdadeiro arco do triunfo que marcava a entrada oficial da cidade na antiga estrada para Paris.
Descendo a rue Sainte Catherine, a principal artéria de comércio da cidade, dobre a esquerda e perca-se pelas ruelas do bairro Saint Pierre, com suas pracinhas, cafés e seus palacetes Luis XV.
O bairro de Chartrons é outro que merece ser visitado.
Seu nome vem de um convento de Cartuxos (Chartrons em francês) ali estabelecido no século XIV. Mas este suburbio se desenvolveu graças ao comercio do vinho, dos mercadores ingleses que utilizavam o rio para escoar suas mercadorias e propiciou o enriquecimento de Bordeaux no século XVIII.
Grandes armazéns foram construídos para armazenar as barricas de vinho e belos palacetes surgiram  mostrando a riqueza florescente.
Com a diminuição do comércio fluvial no século XIX o bairro se modernizou e muitas lojas de antiguidades abriram as portas. Um grande programa é descobrir essas lojinhas de fachadas modestas mas que escondem no seu interior verdadeiros tesouros..



Miroir d'eau

la Garonne
pleine lune à Bordeaux
grand théatre




Chartrons
















place Saint Pierre

pont Napoléon
porte de Bourgogne







Um comentário:

Antinéa Castro disse...

Ana, parabéns. As fotos e comentários ficaram excelentes.
Bises
Antinéa