quarta-feira, 22 de abril de 2015

Niki de Saint Phalle

Muitos conhecem as célebres "nanas" da artista franco-americana Niki de Saint-Phalle, mas poucos já ouviram falar do seu Jardim dos Tarôs.
Este lugar fantástico e surpreendente, único no mundo, fica em Capalbio na província de Grossetto no extremo sul da Toscana.
Se sua viagem a Toscana começa por Roma e se você gosta de arte moderna este jardim é uma parada obrigatória.
Depois de uma visita ao Parque Guell em Barcelona, do artista Gaudí, em 1955, Niki de Saint Phalle decidiu construir o seu "jardim". Os trabalhos iniciados em 1979 e completamente autofinanciados, contaram com a ajuda de seu marido Jean Tinguely e de vários amigos artistas. Neste imenso jardim privado estão representados os 12 principais arcanos do tarô, sob a forma de esculturas gigantes de 12 a 15 metros, feitas em poliéster pintado e concreto armado e recobertas de mosaicos de vidro, espelho, cerâmicas coloridas e murano.
Ali você não tem uma visita guiada. Por desejo da artista o público deve ter inteira liberdade de descobrir suas obras e de interpretá-las.
Um muro separa o "jardim" dos campos a fim de separar a realidade do dia a dia, da fascinante magia atemporal do "jardim".
Passeando pelo espaço você encontrará:

O Mágico coberto de pedaços de espelho

A Grande Papisa de cuja boca jorra uma cascata

A Força, o Sol, a Morte, o Mundo, o Louco etc...

Se hoje em dia Niki não está mais entre nós, seu jardim ficou como legado simbolizando o sonho e o trabalho de toda uma vida.

 






















Nenhum comentário: