segunda-feira, 6 de abril de 2015

Salies de Béarn

Desde a idade do bronze, os habitantes desta região exploravam o sal, presente em diversas fontes e dez vezes mais salgado que a água do mar. Numerosos vestígios de potes de barro e de fornos atestam que a exploração foi importante na região.
A primeira menção escrita da existência de Salies-de-Béarn data do século XI, mas os "salisiens" preferem acreditar numa lenda para explicar a descoberta do "ouro branco".
Conta a lenda, que após uma caçada, um javali teria sido mortalmente ferido e depois de muitas buscas, os caçadores não conseguiram encontrá-lo. No dia seguinte o animal ferido foi encontrado ainda vivo numa poça, recoberto de cristais de sal, o que tinha lhe salvado a vida, cicatrizando seus ferimentos.
Foi assim  que os homens se deram conta da presença da água salgada na região e ali se instalaram para explorar esta riqueza.
Ainda hoje na cidade existe uma associação "Corporation des Part-Prenants de la Fontaine Salée", que determina quais os cidadãos podem receber a "parcela"do sal. Moradores novos só passam a receber este "salário" depois de terem ali vivido por 10 anos e se compravarem que tem família já estabelecida na cidade.
Classificado como um dos mais belos "villages de France" vale à pena se perder nas ruelas de Salies e percorrer a margem do rio Saleys vendo belas casas com estruturas de madeira.
Se a fome apertar Salies tem um ótimo restaurante :
 
Restaurant des Voisins
12 rue des voisins
64270 SALIES DE BEARN
Tél. 05.59.38.01.79

 




















Nenhum comentário: