quarta-feira, 24 de junho de 2015

Villa Cavrois


Projetada pelo arquiteto Mallet-Stevens, um dos papas da arquitetura francesa dos anos 30, esta Villa, verdadeiro castelo moderno, foi encomendada pelo casal Cavrois, que ali queria viver com sua numerosa família.
 Com 60 metros de fachada, 2.800 m2 de superfície, com suas duas alas simétricas a Villa Cavrois é um verdadeiro castelo moderno.
O despojamento dos volumes, a ausência  de ornamentos na sua fachada, a multiplicação de tetos terraços, os equipamentos de ponta ( aquecimento central, telefonia, elevador ) os materiais ( vidro, metal, aço ) conferem a esta residência o status de "moderna".


Ao conceber a Villa, Stevens não se limitou aos volumes externos. Desenhou também toda a decoração interna, todos os móveis. Segundo ele a decoração deveria refletir a psicologia dos que ali iriam morar, no caso uma grande família burguesa. O casal tinha 7 filhos.

Nos espaços comuns ele optou por materiais luxuosos, mármores, madeiras nobres, que seriam o testemunho do poder aquisitivo do proprietário um rico industrial do ramo têxtil.
Nos espaços de serviço como a cozinha, o arquiteto optou pela funcionalidade e higiene, prateleiras integradas, monta cargas para servir os terraços e grandes janelas envidraçadas.
O lema deste castelo moderno encomendado em 1929 e entregue em 1934 era : ar, luz, trabalho, esporte, higiene, conforto e economia.
Depois de anos abandonada, a Villa Cavrois foi classificada como monumento histórico em 1990 e adquirida pelo estado em 2001. Em 2003 foi iniciada a sua restauração e finalmente em junho 2015 esta joia da arquitetura francesa foi entregue ao público.

De Paris pode-se ir de TGV até Lille e de lá de táxi ou de TGV até Roubaix e de lá de tram.


Villa Cavrois

60 Avenue du Président John Fitzgerald Kennedy

59170 Croix

Accès en transports en commun

Tramway R dir. Roubaix, arrêt Villa Cavrois, puis 10 minutes de marche.

 
Veja o vídeo da reconstituição minuciosa que foi feita :

 
https://www.youtube.com/watch?t=11&v=Qw6lnOjbUrM

Nenhum comentário: