domingo, 30 de junho de 2013

tour de France 2013




De sábado, 29 de junho, a domingo, 21 de julho 2013, se realizará o centésimo Tour de France, corrida ciclistica, que comprenderá 21 etapas e uma distancia de 3.404 km.
A Córsega era até então o único departamento da França metropolitana que não tinha ainda sediado nenhuma etapa da famosa corrida.
Em 2013 foi de lá que se iniciou a prova, mais precisamente de Porto Vecchio.
Depois de 4 etapas na ilha francesa, o tour voltará ao Hexagone, não visitando nenhum pais vizinho, o que não acontecia desde 2003.
Dez cidades etapas estão previstas para o Tour deste ano.
Porto Vecchio
Bastia
Ajaccio
Calvi
Cagnes sur Mer
Saint-Gildas-des-Bois
Saint-Pourçain-sur-Sioule
Givors
Chorges
Annecy-Semnoz


Dia 21 de julho a última etapa se realizará entre Versailles e Paris com a triunfal chegada do vencedor no Champs Élysées.




sexta-feira, 28 de junho de 2013

l'Arnsbourg, un joyau en Alsace


Este Relais et Château é um tesouro escondido num cantinho paradisíaco dos Vosges du Nord. Cercado por pinheiros, rodeado por um riacho de águas cristalinas, este endereço único, 3 macarrons no guia Michelin, lhe abre as portas para momentos inesquecíveis.





O chef Jean-Georges Klein, auto-didata, inspirado em Pierre Gagnaire e Ferran Adriá, alia tradição e modernidade, convidando seus hóspedes a uma viagem gastronomica.

A apenas 35 km de Strasbourg, não deixe de conhecer esta jóia da gastronomia da Lorraine.













quarta-feira, 26 de junho de 2013

anniversaire de la tour Montparnasse


Além do "bouquet" de arranha-céus do bairro da Défense, a tour Montparnasse é o único edifício com essas caraterísticas fóra daquela região.
No 14ème arrondissement, do alto de seus 210 metros e 56 andares, a torre que festejou seus 40 anos dia 18 de junho, continua a gozar de um status sem igual.
Diferentemente da graciosa Tour Eiffel, sua intocável irmã mais velha toda de ferro, a tour Montparnasse se destaca nos céus de Paris com sua silhueta, suscitando ainda hoje, muito mais rejeição que aprovação.



Re-inaugurado recentemente o restaurante Le Ciel de Paris, no topo do edificio, num ambiente moderno tenta seduzir turistas e parisienses com uma vista belíssima de Paris. Infelizmente a cozinha não acompanha a beleza da paisagem. É pretenciosa e medíocre.






No entanto num belo domingo de céu claro este é sem dúvida um interessante programa alternativo, desde que não se tenha grandes expectativas culinárias.







Tour  Montparnasse
 56 ème étage
                                                            33 Avenue du Maine
                                                                            Paris
                                                                       01 40 64 77 64


                                                            http://www.cieldeparis.com/





segunda-feira, 24 de junho de 2013

journées particulières, LVMH

O grupo LVMH repetiu este ano mais precisamente nos dias 15 e 16 de junho, um evento que tinha causado furor em 2011.
A abertura ao público dos ateliers de luxo onde são fabricados os produtos desta grife de prestígio.
Antoine Arnault recebe pessoalmente os visitantes, no atelier da Berlutti, onde calçados inteiramente feitos a mão são fabricados a partir de um molde dos pés de seu futuro proprietário.


No 18 da rue Vivienne, nos ateliers de Kenzo, entre desfiles em 3D e explicações de artesãos, o público entende melhor a sutil mistura de influências dos modelos criados pela maison Kenzo.


Na place Vendôme mais precisamente no Hôtel Baudard de Saint James, última residência de Chopin, se encontra a maison Chaumet. Uma das mais antigas joalherias francesas, há 230 anos  seu "savoir-faire" é transmitido sem interrupção.
Ali o público pode visualizar a dificuldade do trabalho dos joalheiros, a paciência, a "doigté" e a técnica necessárias para dar vida aos croquis de papel.


O 30 avenue Montaigne, é o endereço histórico de Christian Dior. Em pequenos grupos os visitantes conhecem os artesãos desta "maison", com demonstrações técnicas, da fabricação de bolsas como a famosa Lady Dior.



Les Journées Particulières
Juin
Réservations 

domingo, 23 de junho de 2013

la meilleure baguette





A melhor baguette de Paris em 2013 se compra no 14ème arrondissement, mais precisamente no
" Au Paradis du Gourmand".
156, rue Raymond-Losserand
O tunisiano Ridha Khadher há 15 anos em Paris, ganhou este ano o concurso da melhor baguette 2013.


Todo ano a "mairie" de Paris realiza um concurso para escolher a melhor baguette. Além de um premio de 4.000 euros o vencedor se torna o fornecedor de pão, do Palais de l'Élysée, por um ano.
O juri constituído  de profissionais e consumidores, escolhidos por sorteio, tem a árdua tarefa de escolher a melhor "baguette", tendo como critérios, o cozimento, o gosto, o miolo, o perfume e o aspecto.
Entre 151 concorrentes selecionados, Ridha Kadher, foi o grande vencedor.



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Villandry


O castelo de Villandry é o último dos grandes châteaux da Loire construídos durante a Renascença.
A elegancia sóbria de sua arquitetura aliada ao charme de seus maravilhosos jardins fazem deste monumento um patrimônio da humanidade.
Até 1754, data da aquisição do castelo pelo marques de Castellane, poucas modificações tinham sido feitas em Villandry. Mas Castellane quis que sua propriedade se adaptasse ao gosto do momento e grandes transformações foram feitas no edifício e nos jardins.
No início do século XX o doutor Joachim Carvallo compra a propriedade e com a ajuda de sua esposa, uma rica herdeira americana ( laboratório Richet ), dedicam toda sua energia e fortuna para refazer de Villandry  um castelo da Renascença.
















No jardim ornamental, os arbustos formam símbolos musicais, além de coNo jardim ornamental, os arbustos formam símbolos musicais, além de corações, espiras, borboletas, leques... alegorias de um amor terno, apaixonado, volúvel ou trágico.rações, espirais, borboletas, leques... alegorias de um amor terno, apaixonado, volúvel ou trágico.No jardim ornamental, e corações, espirais, borboletas, leques... alegorias de um amor terno, apaixonado, volúvel ou trá













quinta-feira, 20 de junho de 2013

Amboise


Ao subir a rampa dupla que leva ao castelo, o visitante chega ao terraço em frente à capela de St. Hubert.
Dali se tem uma belíssima vista do vale da Loire, das contruções do século XV e XVI,
dos jardins plantados com essências mediterrâneas e das duas torres de cavaleiros de grandes dimensões.
Mas a construção atual representa apenas um quinto do palácio contruído por Carlos VIII.
Imponente e elegante, o Castelo de Amboise situa-se sobre uma planície nas margens do Loire. Além dos aposentos reais,  vale conhecer os jardins e a Capela de Saint-Hubert, obra-prima da arquitetura gótica flamejante, onde se encontra o túmulo de Leonardo da Vinci.











É muito agradável passear em Amboise, “cidade das mil maravilhas”, com as suas casas de  pedra ou de "brique" com "pans" de madeira. Na Idade Média, a extração intensa de pedra formou estas pedreiras que se tornaram habitações.