Chambord o maior dos castelos da Loire nasceu do encontro de François Ier com o gênio italiano, Leonard de Vinci. Durante os 3 últimos anos de sua vida, o genial arquiteto, instalado no castelo de Amboise, executa diversos projetos, entre eles o deste castelo.
O castelo de Chambord é uma obra de arte única no mundo, uma maravilha do renascimento, patrimônio mundial da Unesco, fruto de uma matematização da arquitetura.
Um delírio arquitetural de proporções gigantescas com seus 440 cômodos, 83 escadas, 365 chaminés esculpidas.
Chambord |
Blois é um dos mais originais dos castelos da Loire. Como ele foi construído ao longo de vários séculos podemos perceber três estilos arquitetônicos diferentes no castelo: o gótico flamboyant, o renascimento e o clássico.
Residência dos duques de Blois e depois de vários reis de França, de Luis XII a Henrique III, foi palco de acontecimentos decisivos da história da França, como o assassinato do duque de Guise.
Se puder assista a um son et lumière que ilustra toda esta história.
Como o castelo fica dentro da cidade, um passeio de calèche se impõe, para poder conhecer a bucólica cidade e o castelo de todos os seus ângulos.
statue équestre de Louis XII |
Blois Aile François 1er façade des loges |
Blois Aile Louis XII |
Chenonceau maravilhoso, dentro d'água, com jardins inacreditávelmente belos.
Conhecido na história de França como o “Castelo das Damas”, foi construído em 1513 por Catherine Briçonnet e sucessivamente embelezado por Diana de Poitiers e Catarina de Médicis, tendo sido preservado dos rigores da Revolução francesa por Madame Dupin. Esta marca feminina, omnipresente, preservou o Castelo dos conflitos e das guerras, tornando-o sempre um lugar de paz.
Chenonceau |
Os castelos da Loire, não são mobiliados pois neste período da história da França os reis não tinham uma residência fixa, eles se mudavam de castelo em castelo carregando mobiliário e toda a corte. Chenonceau é uma exceção talvez por ter sido um castelo de mulheres. Alguns quartos tem móveis e a cozinha é um capítulo a parte, uma pequena maravilha....
Nenhum comentário:
Postar um comentário