quinta-feira, 13 de junho de 2013

la Loire en gabarre et en montgolfière


Passear pela região da Loire é fantástico, castelos de tirar o folego, a história da França se desenrolando a nossos olhos a cada visita, paisagens de cartão postal.
Mas se quiser fugir um pouco do tradicional, se gostar de pequenas aventuras, porque não conhecer a região navegando pela Loire ou sobrevoando-a de Montgolfière.
A navegação se faz em barcos chamados "gabarres" que são barcos fluviais de fundo chato que lhes permite com um mínimo volume de água carregar um máximo de carga.
A Loire é o mais longo rio da França, com 1.013 km.
Até o século XIX era a principal via de escoamento das mercadorias do interior do país até o porto de Nantes.
Com o advento do trem muita coisa se modificou nesta via fluvial.
De Orléans à Rochefort sur Loire 450 km são chamados de val de Loire, desde 2000, esta região é patrimônio mundial da Unesco, por sua diversidade biológica sua riqueza histórica e cultural ( parques, castelos, cidades ).

gabarre



Chaumont sur Loire



notre gabarrier

Acabado o passeio de barco que tal agora um sobrevôo desta magnífica região ?
São 5 da tarde partimos num 4X4 rebocando nossa "montgolfière" até o ponto escolhido para o "départ".




Acompanhamos minuto a minuto toda a montagem, do "dépliage" do balão, ao momento em que ele começa a inflar e aí são poucos segundos para pularmos para dentro da "nacelle".






Emoção pura, começamos a subir, belíssima visão dos outros balões, do château de Chaumont, silêncio, profundo silêncio, só quebrado pelas baforadas de ar quente, que fazem nossa "montgolfière"subir.











Começamos a "descente", por do sol, fim de nossa  deslumbrante viagem, somos recebidas no solo pela equipe que com seus jipes seguiam a nossa trajetória, o ponto de pouso é determinado pelo vento.


Pousamos e aí outra festa começa, somos recebidas com champagne, um brinde à nossa coragem e um diploma que eternizará os momentos incríveis que vivemos no ar.






Nenhum comentário: