quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Makila

"Makila" significa bastão ou cajado na língua basca. Culturalmente tornou-se um símbolo de autoridade e poder.
Representa um modo de vida, uma forma de pensar e de honrar. Elegante, prático, assustador, objeto  tanto de decoração como de defesa, símbolo de distinção e companheiro de caminhada, elemento essencial da cultura basca. É um acessório obrigatório entre os pastores que, por ser uma ferramenta com funções práticas, além da defesa, garante também o equilíbrio e a distribuição do  peso quando pastoreiam nos campos íngremes e pedregosos dos Pirineus Basco.
Em Laressore, pequeno village do País Basco, a família Anciart Bergara fabrica makilas há 6 geraçãoes. O makila pode se transformar em arma assustadora graças a uma ponta de metal camuflada no seu interior. Sua fabricação é uma verdadeira arte.
Sua matéria prima é o "néflier sauvage". Seus galhos são trabalhados ainda no pé, quando incisões são feitas no tronco para retirar a seiva. Meses depois os galhos são cortados e levados a secar primeiro num forno de pão e depois por anos ( às vêzes 15 anos) ficam em prateleiras até que se obtenha uma madeira bem lisa e com bela aparência. A seguir passa-se à etapa de confecção do "pommeau" normalmente de prata de lei, e da ponta metálica. O artesão grava no metal o nome do proprietário, a data de confecção e o nome do fabricante. O último revestimento é de couro trançado.
O "savoir-faire"de toda a montagem pode ser acompanhado numa visita guiada, préviamente agendada no atelier de Larressore.











Atelier Ainciart Bergara
Fronton
64480 Larressore FRANCE
Tél : 33 (0)5 59 93 03 05
Fax : 33 (0)5 59 70 30 13


Nenhum comentário: