A primeira notícia que se tem deste lindo "village" data do século XII, mas segundo uma lenda, teria sido fundado no século VIII pelo rei de Pamplona. Local estratégico por ser o único ponto de fácil travessia dos Pirineus, foi por séculos a rota do estanho, metal precioso, pois com ele se fabricava o bronze.
No século XIII St. Jean pertencia à Espanha, ao reino de Navarra. Sancho o Forte, seu soberano, iniciou um trabalho de fortificação e embelezamento da cidade que começa nesta época a receber muitos peregrinos que se destinavam a Santiago de Compostela. Os viajantes paravam na cidade a fim de ganhar forças para atravessar os Pirineus, tarefa árdua nesta época. O "village" se desenvolve muito neste período, o comércio floresce e St. Jean se transforma num importante centro econômico.
No século XVI a cidade se torna francesa, mas é um período de conflitos entre os reinos do Béarn, da França e de Castilha o que acarreta estragos por toda parte.
No século XVIII Vauban restaura as muralhas e reforça as fortificações.
Depois de um declínio que durou até os anos 50, Saint Jean Pied de Port voltou a ser um "village"cheio de vida que acolhe inúmeros turistas.
Flanar por suas ruazinhas íngremes, se deliciar com seu ambiente medieval, se deslumbrar com suas belas casas de "grés rose", apreciar a torre da igreja Notre-Dame-du-Bout-du-Pont que se reflete nas águas do rio Nive, é um programa imperdível para quem está descobrindo o Pays Basque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário