segunda-feira, 10 de junho de 2013

BHV et un thé au Mariages Frères

Paris conta com inúmeras lojas de departamentos, mas o BHV ( Grand Bazar de l'Hôtel de Ville ) tem uma aura especial, situado no coração histórico do Marais, ali se encontra de tudo:  da lingerie a roupa de cama , mesa e banho, do sofá à bolsa de grife, de lampadas a tudo o que você precisar para casa, tomadas, material elétrico, de eletrodomésticos a brinquedos.


Em 1852 Xavier Ruel, "quincaillier" vende sua loja em Lyon e se estabelece em Paris no bairro do Marais. Ambicioso e criativo ele compra um estoque de mercadorias na periferia e recruta camelos para revende-las nas ruas da capital. Ele nota que o bairro onde ele mais vende é o Hôtel de Ville, decide então alugar um local e abrir uma loja ali. Rapidamente sua loja faz sucesso e ajudado pelo destino, a imperatriz Eugénie passava de carruagem em frente a sua loja quando um dos cavalos se assusta e dispara, corajosamente, Xavier Ruel se joga contra o cavalo e consegue domina-lo.
É recompensado por este ato heróico e é com este dinheiro que aumenta sua loja no 54 da rue de Rivoli. São 3 andares batizados de Bazar Napoléon.
Ele entra na política, faz filantropia e quando morre em 1900 lega à sua viúva uma empresa florescente com 800 empregados.
O BHV do século XXI tem um prédio de 6 andares na rue de Rivoli, na rue de la Verrerie tem o BHV "homme"e em todo o quarteirão lojinhas específicas, o BHV cave, o BHV moto, o BHV chien, o BHV "carrelages".
Depois de tantas compras que tal uma pausa para um chá, na casa de chá mais charmosa de Paris o "Mariage Frères".
Ali num ambiente lindo voce encontra chás de todas as partes do mundo que você pode comprar, ou degustar "sur place", acompanhado de deliciosas "patisseries".








Um comentário:

Unknown disse...

Dudinha, que maravilha seguir teus passos e conselhos da maravilhosa Paris que você explora com tanto carinho e nos transmite com tanto Amor.
Tua indicação foi excelente. Valeu o passeio.
Beijos Sylvia