quarta-feira, 10 de julho de 2013

capitale alsasienne du pain d'épices

Gertwiller é um village medieval, reconhecido desde 1239 como a capital do pão de mel da Alsácia.
No início do século XX este pequeno "village" tinha nove fabricantes de pão de mel. Dois subsistem até hoje, Fortwanger e Lips.
Nas festas de natal alsacianas o pão de mel está em todas as mesas.
Em Gertwiller vale visitar o último artesão de "pain d'épices" à moda antiga onde tudo é feito artesanalmente.






 A Lips se estabeleceu numa antiga granja cuja fachada pintada remete ao conto de Hansel e Gretel. O conto de Grimm, que corresponde ao nosso João e Maria, relata a aventura de dois irmãos , filhos de um pobre lenhador, que decide largá-los na floresta porque a família não tinha condições de mantê-los. 
No caminho pela floresta, João e Maria espalham migalhas de pão. As migalhas, que é o detalhe mais conhecido e característico da obra, acabam por ser comidas pelos pássaros e com isso João e Maria acabam perdidos na floresta.
Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de  pão de mel, e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planejava engordar as  crianças para depois come-los. Enquanto João se alimentava e ia engordando, Maria trabalhava na casa.

Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam, atirando-a para dentro do próprio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai e voltam para casa levando cestos de pão de mel  suficientes para o resto de suas vidas.





Vale a visita ao museu do Pão de mel e da Arte popular alsaciana, com mobiliário, formas de bolo e moldes de pão de mel.










Nenhum comentário: