quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Jacquemart André


Estamos em 1870. É no recentíssimo bairro da "plaine" Monceau, no  boulevard Haussman,   recém inaugurado, que Edouard André, rico banqueiro, compra um terreno para ali construir seu "hôtel". O projeto é confiado a Henri Parent um especialista da arquitetura tradicional e que acabara de ser preterido na construção da nova opéra, por seu rival Charles Garnier. Parent realiza em 6 anos uma vasta e sólida construção muito inspirada nos modelos clássicos, tudo ali é perfeitamente simétrico. A inauguração do palacete, em 1875, causou "frisson" na alta sociedade da época. 
Herdeiro de uma família de banqueiros protestantes, Édouard André põe a sua fortuna a serviço de sua paixão pela arte.

Em 1881 ele se casa com uma artista de renome, Nélie Jacquemart, que adere plenamente às idéias de seu marido de fazer do novo endereço um museu.

Ao entrar no museu Jacquemart-André sente-se que esta é uma casa de colecionadores que se dedicaram durante toda a vida a reunir obras de arte.
André começa sua coleção reunindo "bimbelots", ou seja, lindas peças de ourivesaria, de joalheria, de ceramica, de tapeçaria.
A coleção se amplia com paisagens de Delacroix, da escola de Barbizon e pintores do oriente.

O casal viaja muito, para a Italia, toda a Europa, mas também para o Oriente Próximo; Beyrouth, Cairo, Lucksor, Assouan, Constantinopla e Atenas.

Visitar este museu é um imenso prazer, uma volta ao tempo de uma época glamourosa.
Ali acontecem exposições temporárias. A casa porem pode ser visitada e vale conhecer os salões, jardim de inverno, sala de música, os aposentos íntimos.
No local existe um agradável café que serve refeições ligeiras num ambiente acolhedor, quando o numero de turistas não é exagerado.

Le Café Jacquemart-André ouvert du lundi au vendredi de 11h45 à 17h30 et de 11h à 15h le samedi et le dimanche pour le brunch. Ouverture en nocturne tous les lundis et samedis jusqu'à 19h (dernière admission 18h30).


158 boulevard Haussmann 75008 Paris
Tél. : 01 45 62 11 59

Le Musée se situe à 400m de la place de l’Etoile, à 5 min des Champs-Elysées et des grands magasins.
En métro 
: Ligne 9 et 13 Stations Saint-Augustin, Miromesnil ou Saint-Philippe du Roule








Nenhum comentário: