sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Grandes Ondes de François Morellet

Nove é o número de círculos concêntricos de neon azul que percorrem as 4 fachadas dos edifícios da rue de Rivoli próximo ao Palais Royal. Esta gigantesca instalação de François Morellet, Grandes Ondes, foi inaugurada em 18 de outubro último. Este projeto faz parte do programa intitulado Memórias Contemporâneas da Société Foncière Lyonnaise e é uma homenagem ao ouro azul.
O início desta obra é uma gota d'água imaginária, que cairia 50 metros acima do balcão do quarto andar do edifício. Esta gota criaria ondas que repercutiriam sobre o edifício e são materializadas pelos 9 círculos de neon azul. A obra iluminará todas as noites durante 3 anos a rue de Rivoli.













quinta-feira, 28 de novembro de 2013

fosse Dionne, Tonnerre

Esta fonte perene é um ponto de atração turística da cidade de Tonnerre.
Por muito tempo foi considerada como de origem mágica e, por isso, sujeita a várias lendas para explicar sua origem.
O village de Tonnerre surgiu ao redor da fonte e em 1758 foi construído o "lavoir"que vemos hoje.
O pequeno lago de 14m de diametro chama a atenção pela cor azul turquesa de suas águas e inquieta pela profundidade que sabemos que alcança.
Uma das lendas que tentam explicar a belíssima cor da água conta que, um dia, uma jovem retornava para casa pelas ruas escuras e lamacentas do village quando percebeu que estava sendo seguida. Invocou estão a proteção da Virgem Maria que apareceu envolta em seu manto cor de esmeralda. Cobriu a jovem com ele e imediatamente um fosso se abriu tragando a jovem e libertando-a de seu perseguidor. Diz a lenda que a Virgem teria esquecido de retirar seu manto do fundo da Fosse Dionne. Desde então as águas adquiriram a belíssima cor que nos encanta até hoje.




































quarta-feira, 27 de novembro de 2013

boutique éphémère Marc Jacobs

Marc Jacobs, o estilista nova-iorquino apaixonado pelo kilt, é o convidado de honra do BHV Marais. Até 31 de dezembro ele instala  uma "pop-up store" para sua linha Marc by Marc Jacobs no coração do Marais. O espaço boutique de 135 m2 na rue des Arquives 13, pertinho de BHV, propõe linha de prêt-à-porter masculino e feminino, a coleção Resort, uma seleção de seus artigos mais cobiçados e uma coleção exclusiva de presentes criados para as festas de final de ano.
Depois das compras você poderá se deliciar na casa de chá criada em parceria com o l'Atelier de l'Éclair. Esta marca, é a primeira pâtisserie "haute couture" inteiramente dedicada ao éclair apresentado em versões doces e salgadas.









terça-feira, 26 de novembro de 2013

cité de l'architecture et du patrimoine

Situado na place du Trocadéro, este museu é muito interessante mas pouco conhecido. Como o nome indica é um museu do patrimônio francês.
A galeria dos "moulages" apresenta 350 destes moldes em gesso e 60 maquetes de arquitetura e de estruturas de telhados. O percurso cronológico e topográfico mostra um panorama da escultura monumental francesa do período romano ao século XII, alcançando também os séculos XVII e XVIII.
O visitante vê em detalhes o portal esculpido de abadia de Moissac, o "Ange au sourire" da catedral de Reims, o túmulo dos duques de Bourgogne, o "jubé"da catedral de Limoges.
A galeria das pinturas murais e dos vitrais apresenta uma centena de cópias de pinturas murais do século XI ao século XVI. As reproduções em tamanho real nos exibem capelas, criptas, abóbodas.
Seis reproduções de vitrais completam esta retrospectiva.
A galeria da arquitetura moderna e contemporânea, inaugurada em 2007, traça um panorama da arquitetura francesa de 1850 a nossos dias.










Exposições temporárias são mostradas ao público como esta de Art Déco, que estará em cartaz até fevereiro 2014.
 Automóveis, decoração, pinturas, esculturas, roupas, vidros de perfume, affiches e espelhos mostram a arte de 1925, quando art déco seduziu o mundo. Sem dúvida o estilo artístico mais abrangente na história da arte.












Tampas de radiadores dos carros da época










Cristo redentor a maior escultura Art Déco do mundo





segunda-feira, 25 de novembro de 2013

marché aux Puces II

Passeio muito agradável aos domingos é o Marché aux Puces. Poucos turistas, muitas famílias. Há interesse para todos, dos 8 aos 80. 
Soldadinhos de chumbo, bonecas, móveis, objetos de decoração, toalhas mesa, louças, copos, talheres, esculturas, quadros, cadeiras, poltronas, mesas...., todo o tipo de antiguidade e quinquilharias.
O Marché aux Puces de Saint Ouen é o maior de Paris e chegar até lá é muito fácil. Tome a linha 4 do metro e vá até a última estação, Porte de Clignancourt. Ao chegar à superfície não se assuste, você se sentirá no Saara ou na 25 de Março ou num mercado africano, isto não é o Marché aux Puces. 
Placas lhe indicarão a direção a seguir e em 5 min. você chegará ao primeiro e mais antigo dos Marchés, o Vernaison. Aí é só se perder na suas ruelas tortuosas e se divertir. Saindo deste você verá que em toda a rua há vários outros marchés, agora instalados em galerias e pequenos shoppings.


















Se a fome apertar não deixe de ir conhecer o Ma Cocotte, novo restaurante com decoração de Philippe Starck, lugar cheio de charme, "branché", bastante movimentado mas muito grande. Assim, mesmo que haja fila, a demora não é grande. Uma moça na porta anota seu celular e enquanto você passeia por galerias de arte, ela te chama quando a mesa vagar.
O restaurante fica no Marché Paul Bert&Serpette.








































O Marché aux Puces só funciona sábados, domingos e segundas.