quarta-feira, 13 de novembro de 2013

château de Champs sur Marne

Construído à beira do rio Marne, no início do século XVIII, o château de Champs sur Marne é a típica casa de campo desta época. Propriedade ao longo do tempo da princesa de Conti, do duque de Lavallière e da Marquesa de Pompadour, o castelo de Marne recebeu hóspedes ilustres entre os quais Diderot, d'Alembert e Voltaire.
No século XIX, Louis Cahen d'Anvers, rico banqueiro casado com Clara Bischoffsheim, compra o castelo e o restaura ao gosto da época, decorando-o com o que havia de mais luxuoso, com móveis assinados pelos mais conhecidos nomes da "ébenisterie" francesa. O casal, que teve 4 filhos, ali passava longos períodos de férias, recebendo grandes nomes da época, como Marcel Proust, Isadora Duncan, o rei da Espanha Alphonse XIII.


Inteiramente restaurado, depois de ficar 6 anos fechado, a decoração e o mobiliário excepcionais refletem o prestígio da história deste castelo.





























O parque classificado como "jardin remarquable" é um paraíso verde de 85 hectares, onde ornamentos e simetria de um jardim à francesa, se misturam a prados e grandes árvores de um típico jardim inglês.










Em 1934 o conde Charles Cahen d'Anvers, filho mais novo do casal Louis e Clara, doa o castelo ao estado e lhe vende todos os móveis.
A 18 km de Paris acessível por TGV,  este é um grande programa nos arredores da "cidade luz" e, por ter sido reaberto recentemente, ainda não foi invadido por turistas.
Após a visita, uma boa pedida é almoçar no Clos du Château, na mesma rua. Bastante simples, mas o accueil é simpaticíssimo e a cozinha, elaborada com capricho, é saborosa e autêntica.





Se você não pode passar sem algumas compras, uma ótima pedida, se estiver de carro, é estender o programa e chegar até Val d'Europe. Ali se encontra um out let muito charmoso, o La Vallée Village, com lojas de todas as grifes francesas e internacionais com preços convidativos.
Evite apenas os finais de semana que são muito movimentados. Para conseguir uma vaga no parking é uma verdadeira batalha.


















Acesso : 

RER : ligne A, Noisiel, Direction Chessy Marne la Vallée, puis 20’ à pied (sortir en face des tourniquets à la sortie du RER, fléchage ensuite) ou 8’ en bus, ligne 220, arrêt mairie de Champs, direction Bry sur marne



Par route :
De Paris : A 4, sortie n°10 Champs, suivre le fléchage "château de Champs", 30 minutes de trajet.


http://champs-sur-marne.monuments-nationaux.fr

Nenhum comentário: