sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

la Saint-Valentin, la fête des amoureux....




Tradicionalmente, em14 de fevereiro, os apaixonados franceses trocam presentes, flores, jóias, juras de amor. 

Houve época também de presentes espetaculares : em 1557, Henrique II oferece à sua amada, Diane de Poitiers, o castelo de Chenonceau. 

Em 1631, o imperador Shâh Jahân manda construir o Taj Mahal para homenagear sua amada morta em trabalho de parto. 
Mas qual a origem desta festa? 
Saint-Valentin, patrono dos apaixonados, foi um padre martirizado pelos romanos em 14 de fevereiro de 270. Nesta época, padre Valentin atraiu a ira do imperador Claudio II, que acabava de abolir o casamento pois achava que homens casados eram péssimos soldados, já que não queriam abandonar suas famílias.Valentin encorajava os apaixonados a procura-lo e os casava secretamente. Preso, se apaixonou pela filha de seu carcereiro e antes de morrer decapitado, ofereceu à sua amada folhas em forma de coração nas quais escreveu: DE TON VALENTIN ! 
Muito antes de Valentin, existia em Roma uma festa pagã celebrada em meados de fevereiro as Lupercales Romaines, quando rapazes escolhiam as moças com as quais ficariam naquele ano. Em 496 o papa proíbe esta festa, ofensiva às mulheres e escolhe Valentin como padroeiro dos apaixonados e decreta o dia 14 de fevereiro, dia de sua festa. 
A cor principal desta festa é o vermelho, símbolo da lealdade e da paixão, mas o branco, pureza, e o rosa também são importantes. 
A flor símbolo é a rosa, uma rosa vermelha significando paixão. 
Hoje em dia o presente por excelência é o chocolate. Segundo pesquisadores isto não é por acaso pois pesquisas comprovam que o hormônio do desejo "phéniléthylamine"está presente no chocolate. 











Nenhum comentário: