terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Lutétia, vente aux enchères




 Todo o acervo do lendário hotel Lutétia, que nos anos 30 atraiu o jet-set mundial, estará à venda de 19 a 25 de maio próximos. 3.000 objetos e 8.000 garrafas serão leiloados.
Depois do Crillon, que fez isto no ano passado, ao fechar para uma grande reforma, agora é a vez do Lutétia. Único grande hotel da Rive Gauche, ponto de encontro de artistas e intelectuais, o Lutétia vai se desfazer de seus tesouros.

Desde o anúncio de uma reforma geral, com projeto do arquiteto Jean-Michel Wilmotte, que se esperava por este leilão. O hotel fechará as portas dia 14 de abril, precedido pelo fechamento do restaurante Le Paris, nesta sexta feira.

Neste hotel se hospedaram personalidades como: André Gide, Antoine de Saint-Éxupéry, Alexandra David Neel, Joséphine Baker, o general De Gaulle, na sua noite de núpcias, Pierre Bergé o amigo de toda a vida de Yves Saint-Laurent, que ocupou por uns 10 anos a suíte 608, la Parisienne, no terceiro andar. É por esta razão sem dúvida que a venda será efetuada pela casa de leilões Pierre Bergé & associados. Durante quase uma semana serão leiloados 3.000 móveis, uma centena de obras de arte e 8.000 garrafas da cave. Os dias mais esperados serão certamente os da venda das suítes de artistas como Arman, Philippe Hiquily, César ou ainda Takis.

A obra durará 3 anos quando então o Lutétia reabrirá suas portas, "flambant neuf"......

















Nenhum comentário: