quarta-feira, 30 de abril de 2014

un dîner à bord de l'Orient express




Entre abril e agosto desse ano um grande e diferente programa poderá ser feito em Paris.
O IMA, Institut du Monde Arabe, montou uma exposição sobre o lendário trem Orient Express.
A locomotiva, três vagões e um vagão restaurante ocupam o "parvis" do museu. O visitante percorre vagão a vagão descobrindo a atmosfera luxuosa que acompanhava o viajante ao longo de seu périplo à descoberta do Oriente.
A dimensão cinematográfica está presente no decorrer de toda a visita e a impressão que se tem é que  vamos cruzar com um dos personagens de Agatha Christie ou com o próprio Sherlock Holmes, ou Hercule Poirot, talvez com Sean Connery .
A visita prossegue no interior do museu onde o visitante é apresentado a uma centena de objetos, como affiches, filmes, fotografias, que parecem sair de grandes malas-vitrines.
Esta vasta exposição nos permite compreender melhor as origens do Orient Express e todos os seus aspectos técnicos, sociais e culturais.
As questões geo-políticas ligadas a este trem são explicadas através de mapas que nos mostram seus diferentes itinerários que permitiam ao passageiro embarcar em Paris, Veneza ou Istambul e ir até Alep, Damas, Beyrouth, Bagdad, Le Caire, Louxor, Assouan....

 


Para "plonger" definitivamente o visitante na atmosfera do trem, um restaurante "éphémère" foi montado no vagão restaurante sob a batuta do chef  Yannick Alléno. 
Dia 24 de maio viverei esta experiência mágica e imediatamente postarei mais fotos
 e minha impressão do momento vivido.
As reservas podem ser feitas com 15 dias de antecedência no site abaixo:


http://www.yannick-alleno.com/restaurant/paris-restaurant-ephemere-orient-express/ 

  • Le 29 avril, nous ouvrons les réservations du 20 au 31 mai ;
  • Le 13 mai, nous ouvrons les réservations du 3 au 14 juin ;
  • Le 27 mai, nous ouvrons les réservations du 17 au 28 juin ;
  • Le 10 juin, nous ouvrons les réservations du 1er juillet au 12 juillet ;
  • Le 24 juin, nous ouvrons les réservations du 15 juillet au 2 août.

terça-feira, 29 de abril de 2014

théatre Impérial de Fontainebleau

Depois de permanecer 150 anos fechado, será entregue ao público no dia 3 de maio o pequeno teatro imperial de Fontainebleau. Inteiramente restaurado, praticamente idêntico ao que era quando foi inaugurado em 1857 por Napoleão III para agradar à sua esposa Eugénie que se aborrecia na corte imperial.
Com suas cadeiras em "capitonné"amarelo, suas paredes revestidas de seda, seu carpete de motivos florais, este pequeno teatro nos dá uma ideia do que era o gosto imperial.
Poucas representações foram realizadas ali, umas 15 aproximadamente, dado ao alto custo que elas representavam. Era muito difícil aquecer o espaço do teatro e os artistas tinham que vir de trem de Paris para os espetáculos.
Com a queda do segundo Império o teatro foi definitivamente fechado e só em 2007, graças ao mecenato de Abu Dhabi, começou a ser restaurado ficando pronto no início de 2014 para finalmente ser reaberto à visitação.














segunda-feira, 28 de abril de 2014

un chef sur Seine.....

Imagine um barco de 24 metros, com uma sala de jantar com teto retrátil, num ambiente com lareira, amplas janelas  por onde você veria desfilar à sua  frente os mais belos monumentos de Paris. Não bastasse isso um almoço ou jantar preparados pelo chef Guy Krenzer, "meilleur ouvrier de France, charcutier-traiteur"
 Este alsaciano nos mostra  a "art de vivre " à francesa num dos menores barcos da companhia Yatchs de Paris. Com produtos selecionados e de altíssima qualidade êle elabora almoços ou jantares para no máximo 12 convidados no yatch de luxo Cachemire.Esta é uma viagem gastronômica e contemplativa, do Port Henri IV às margens da Île Saint-Louis, passando pelo Louvre, Musée d'Orsay, o Grand Palais, a ponte Alexadre III, chegando até a Tour Eiffel.....





sexta-feira, 25 de abril de 2014

les enseignements précieux de Van Cleef&Arpels

Criada há dois anos a escola de joalheria Van Cleef & Arpels acaba de se mudar para um novo endereço em plena place Vendôme num belíssimo edifício do século XVIII. A escola se distribui por 750 metros quadrados, com salas de aula, ateliers de iniciação, pequenos salões de "détente" e uma biblioteca com obras de joalheria e relojoaria à disposição dos alunos. Tudo isto ao alcance do público em geral. Não há nenhum pré requisito. São cursos que não tem um caráter de formação mas pretendem satisfazer a curiosidade dos apaixonados por jóias.
O perfil dos alunos é o mais variado possível e vai de uma jovem que ganhou o curso de presente de aniversário a um senhor de 80 anos que sempre se interessou por jóias, ao especialista em diamantes que quer descobrir as pedras de cor.
Os cursos, que acontecem em módulos de 4 horas e começam sempre ao redor de uma mesa para uma "collation", tem doze alunos no máximo e dois professores.
Os assuntos são os mais variados possíveis :
Plongée au coeur d'une montre mécanique
De la maquette au serti
La fascination du diamant
Wines and Gems
Este último, Wines and Gems, começará em maio. Serão soirées animadas por um enólogo e um gemólogo e os alunos degustarão grandes "crus" e manusearão pedras preciosas apreendendo porque um tipo específico de terra produz tal vinho ou tal pedra.
Os cursos  ministrados em francês ou inglês custam de 600  à 950 euros e podem ser reservados por internet.

22, place Vendôme, 1er

01 70 70 36 00

 






  














quinta-feira, 24 de abril de 2014

la rue du bac et son charme si particulier....




A rue du Bac, no 6ème, é um lugar de charme por excelência. Começando na rue de Sèvres ela separa dois templos do consumo. De um lado a Grande Épicerie do Bon Marché e do outro a melhor loja de departamentos de Paris, o Bon Marché.






Caminhe mais um pouco e numa entrada meio escondida mas muito movimentada, mais precisamente no 140 da rue du Bac, você descobrirá uma singela capela, em lindos tons de azul, a Medalha Milagrosa. Entre e você será surpreendido por uma missa, em português, ou em inglês ou em alguma língua africana...algumas são cantadas. Um local que traz muita paz.


 





















Continuando nosso passeio, retornando ao mundo 
terreno e principalmente nos deixando levar pelo pecado da gula, no segundo quarteirão da rue du Bac imperam as pâtisseries, boulangeries, chocolateries.... 
A Angelina acaba de abrir suas portas no 108, uma festa para os olhos.


















 
 



No 89 é a vez da Des Gâteaux et du Pain uma linda loja que veio do 15ème para satisfazer a elegante e exigente clientela do bairro.




























No 78, o  chocolatier belga Pierre Marcolini abriu no ano passado, uma pequena "boutique"de chocolates.



 Bom passeio e ótimas degustações.....