terça-feira, 24 de setembro de 2013

au restaurant, viandes

Ao abrir um cardápio na França você pode se deparar com preparações, cortes e nomes de carnes que você talvez não conheça.
Aí vão algumas explicações para facilitar sua escolha.

Bavette - corresponde à nossa fraldinha. Bavette aux échalotes você encontrará frequentemente. Para este prato, acompanhado normalmente de "frites"você terá que indicar o ponto da carne:
bleu, à point, bien cuit.....



Blanquette de veau - tradicionalíssimo prato da culinária francesa, normalmente apresentado em "plat du jour". São pedaços de vitela cozidos longamente com legumes e servidos num molho de creme de leite e champignon. Prato saborosíssimo, servido acompanhado de arroz, coisa raríssima.




Cervelle - o nosso miolo, raramente encontrado em restaurantes mas muito consumido em casa. Preparado em forma de bifes, por vezes à milanesa, "cervelle pannée".


Hachis Parmentier - prato familiar francês mas que é servido em vários restaurantes numa forma um pouco mais sofisticada, Parmentier de Canard.
Hachis quer dizer moído, Parmentier é o nome do introdutor da batata na corte de Louis XIV.
Carne moída com purê de batatas.




 Queue de Boeuf - seria a nossa rabada.Várias receitas são feitas com esta carne :
éffilochés de queue de boeuf, croustillant, hachis parmentier.






Quasi d'agneau, de mouton -  carne muito saborosa preparada em cozimentos longos, corresponde ao músculo traseiro.  Já o quasi de veau muito macio é também preparado grelhado ou frito.



Ris de Veau - é uma glândula encontrada na vitela ou no cordeiro, o timo. É o mais nobre dos miúdos, a estrela de receitas criativas. Yves Candeborde ( Le Comptoir ) Claude Colliot ( restaurante com seu nome ), Inãki Aizpitarte ( Le Chateaubriand, Le Dauphin ) o utilizam em várias preparações, grelhado, a milanesa, assado, defumado, dependendo da estação e da inspiração do chef.














                                                                  Le Comptoir  du Relais
9, carrefour de l'Odeon  Paris
01 44 27 07 97

Claude Colliot
40, rue des Blancs Manteaux Paris
01 42 71 55 45


Le Dauphin
131, Avenue Parmentier Paris
01 55 28 78 88

Navarin d 'Agneau  - O nome deste prato teria sua origem na cidade grega Navarin? Ali aconteceu uma grande batalha em 1827 quando frotas inglesas, russas e francesas derrotaram turcos e egípcios o que facilitou a independência da Grécia em 1832.
Ou Navarin teria se originado da gíria de "navet"(nabo), que quer dizer fracasso, ou derrota de uma batalha naval?
Este é um enigma a ser resolvido.
O Navarin d'agneau é um "ragout"( ensopado) preparado com nabos, batatas e uma "jardinière" de legumes.




Onglet é um corte de carne típicamente francês, uma parte do músculo traseiro. Desde que de boa procedência dá bifes deliciosos, "onglet aux échalottes".





Duas recomendações de restaurante para quem gosta de carne :

Paul Bert
18 rue Paul Bert
75011 Paris
01 43 72 24 01

La Ferrandaise
8 rue de Vaugirard
75006 Paris
01 43 26 36 36

Nenhum comentário: